Registro de marca no INPI [NAMING] Como dar o nome certo para sua empresa?


Registro de Marcas é uma temática ampla, e que muitas vezes acaba gerando muitas confusões quando uma empresa ou marca descobre que o nome de sua empresa já existe e está sendo utilizada, o que deixa também os clientes sem muita confiança na marca criada. 

Por isso o registro de marca ganha força e é importante para o proprietário da marca, dos clientes, do mercado como um todo e dos próprios concorrentes. Dessa forma existe mais um conceito importante que pode ser integrado ao registro de marcas, seria o Naming.

A palavra Naming na verdade vem sendo muito usada e tem como significado ser "nomeação, identificação ou quem sabe é o processo de nomear algo". Mas afinal de contas, como esse conceito está relacionado ao registro de marcas? 

Muito simples, os empresários ou proprietários descobrem que é importante ter o registro de sua marca, e com ele é possível ter exclusividade com a marca registrada, dessa forma inibi as falsificações. Assim, surge o Naming que tem toda relação com o registro de marca. 

A marca é a primeira ligação que o cliente vai ter ao identifica-la por um produto ou por um serviço prestado. A marca tem o primeiro contato com o cliente e por que não afirma que tem contato também com seus concorrentes. 

Por isso que a marca é uma maneira de identificar através de símbolo, imagem, logo que empresa, serviço e produto é. 

O Naming faz parte desse processo, isso porque é através dele que tem o processo de criação, de identificação de mercado. Quando uma empresa, agência ou profissional especializado é chamado para fazer a composição de uma empresa, ao criar a marca ela irá inicialmente fazer uma pesquisa de campo, essa pesquisa é para facilitar no momento em que for criar ou nomear uma marca. 

A criatividade e as novas ideias estão entrelaçadas nessa questão. O processo dá início quando vamos deixar no papel possíveis nomes que possam se tornar "a marca". Esse fator de processo de criação de uma marca é visando o posicionamento dessa marca no mercado, da aceitação dela entre os clientes, de seu comportamento diante dos clientes, ou seja, o processo de criação deve ser levado em consideração todas as possibilidades de a marca ser criada e se torna consolidada.

O Naming ao chegar ao registro de marca é o processo de criação de um nome perfeito, o estudo feito acerca de um determinando nome é determinante para ele ser aceito, e ter sucesso. 

O Naming está ligado ao Branding que nada mais é que a construção de uma marca, por isso elas estão entrelaçadas, tudo é analisado: após os estudos e as pesquisas feitas, é analisado o posicionamento, a apresentação da marca no mercado, e quando ela chegar ao processo de registro esse fará o mesmo procedimento de um registro de marca. 

Por isso quando for definido o nome de uma marca é possível entender que esse passou pelo processo de criar, idealizar uma marca. O próximo passo desse processo, seria fazer o registro devidamente junto ao órgão competente. 

A Registro de Marca Santa Catarina é uma empresa especializada em registro de marca com profissionais especializados que garantem que o processo de solicitação do pedido seja eficiente.

Após fazer a confirmação do nome da marca e saber que esse terá um posicionamento amplo no mercado é a grande hora de fazer o registro da marca, o profissional contratado ou a empresa contratada fará uma nova pesquisa, e nesse caso é junto com o INPI, ao se certificar de que não existe ainda marca criada com aquele determinada nomeação criação.

Esse fará o pagamento das taxas iniciais ou seja, da taxa de solicitação do pedido, quando for confirmado o pagamento, esse deverá dá início ao processo de registro.de marca fazendo assim o preenchimento de todas as informações necessárias sobre a  marca, incluindo a logo, o slogan, todas as atribuições necessárias. Esse processo de solicitação vai ser posto em análise pelo INPI, que tem um prazo máximo de 60 dias úteis para avaliar todo o processo.  

É importante ressaltar que o pedido de registro de marca é feito exclusivamente pela internet, é possível que durante o processo de analise o INPI possa solicita mais documentações ou esclarecimento de pendências. Quando esse está aprovado ou deferido, o registro da marca é divulgado na RPI – Revista de Propriedade Industrial, nela é informado a todos que a marca foi deferida e assim se torna uma marca devidamente registrada.  

O certificado é entregue ao proprietário que terá posse de sua marca devidamente registrada, e assim deverá no prazo de 10 anos fazer a renovação do registro. Caso o pedido seja indeferido, o mesmo deverá seguir as recomendações solicitadas pelo INPI para ter seu registro, como também o pedido pode ser indeferido pelo fato de existir o registro de uma marca com aquele nome específico. 

Por isso, que o processo de Naming é importante para fazer a criação das ideias de um nome ou nomeação original de uma marca que muitas vezes pode ser um produto ou serviço. O profissional especializado em Registro de Marcas faz dentro da pesquisa toda essa busca de encontrar até mesmo em expressões em língua estrangeira um grande diferencial de marca. 

Por isso que o Naning deve ser utilizado , porque é a partir desse processo que é possível criar uma marca visando o posicionamento da marca com o mercado, com os clientes, principalmente se for um público específico, e na competitividade de estar à frente dos concorrentes para atrair os clientes e ter uma maior exclusividade. 

O registro de marca vai além da exclusividade da marca, garante proteção aos consumidores, ao próprio proprietário da marca, de sua consolidação enquanto marca, confiabilidade, credibilidade e evitando assim falsificações, ou circunstâncias maiores.  

Por isso, é importante que a empresa caso não tenha posse de seu registro, faça a idealização de possíveis nomes, mesmo que o nome da marca acabe sendo em Inglês, nessa mesma pesquisa note que o produto ou serviço terá uma grande ou viável aceitação pelo público, siga os critérios de registro com o instituto Nacional de Propriedade Industrial e seja uma marca devidamente regularizada.