10 PRIMEIROS BENEFÍCIOS EM REGISTRAR MARCA

10 PRIMEIROS BENEFÍCIOS EM REGISTRAR MARCA

1. Direitos exclusivos
O registo da marca confere ao titular o direito de uso exclusivo da marca relativamente aos produtos ou serviços por ela abrangidos. Possivelmente, a razão mais importante para o registro de uma marca é os remédios poderosos contra o uso não autorizado. 

Um registo de marca permite ao proprietário processar a infracção e obter remédios muito poderosos, como interdito, entrega de artigos infractores e danos. Ao mesmo tempo, as disposições relativas à violação da marca não impedem uma pessoa.

2. Segurança

Uma marca registada pode ser considerada uma garantia, o que significa que uma marca registada pode ser penhorada como garantia para garantir facilidades de empréstimo da mesma forma que os bens imóveis podem ser colados.

3. Propriedade intangível

Uma razão muito importante para o registro é criar a marca como uma propriedade intangível identificável no sentido legal. O registro de marca é um depósito de valores ou receptáculo do valor vinculado à reputação ou boa vontade do produto. 

Uma marca de direito consuetudinário atribui a boa vontade e, de um modo geral, o boa vontade não é separável da empresa na sua totalidade. Isto tem o efeito prático de que uma marca não registrada nunca terá uma existência separada e independente. Ele sempre fará parte da boa vontade e sempre estará ligado ao negócio. 

A única maneira de adquirir uma marca de direito consuetudinário é adquirir o negócio como uma empresa em funcionamento. O registro de marca, em contraste, pode ser transferido como qualquer outro ativo de propriedade de uma pessoa ou empresa.

4. Licenciamento

Uma marca registrada pode ser licenciada. Uma licença de marca pode ser registada no registo de marcas, dando ao licenciado o direito de instaurar processos legais em caso de violação.

5. Atribuição

Uma marca registrada pode ser transferida. O mesmo não é possível para uma marca que não é registrada que não possui valor, que só uma marca comum e pode ser transferida com o negócio. 

6. Dissuasão

O registro de marcas comerciais impede que outros comerciantes usem marcas comerciais semelhantes ou idênticas às suas em relação a bens e serviços como o seu. Ao usar o símbolo ®, você coloca outras pessoas em aviso de seus direitos. Além disso, uma marca registrada pode ser encontrada quando outras pessoas pesquisam o registro oficial antes de escolher começar a usar um nome específico.

7. Utilização em processos

Um registo de marca constitui, prima facie, prova da validade do registo e dos direitos transmitidos pelo registo. Nos processos judiciais relativos a marcas registadas, o facto de uma pessoa estar registada como titular da marca constitui prova da validade do registo inicial da marca, salvo prova em contrário.

8. O direito de usar o símbolo ® ou “R” ou palavra registrada

Quando as marcas registradas forem registradas, o símbolo ® ou “R” ou a palavra “Registrado” poderá ser usado para os bens e serviços listados no registro.

9. Territórios Estrangeiros

Uma marca registrada pode ser usada como base para obter registro em alguns países estrangeiros, facilitando a proteção da marca em todo o mundo à medida que o negócio se expande.

10. Lei de Mercadorias Falsificadas 

Uma marca registrada habilita autoridades alfandegárias em entradas de portos para impedir a importação de produtos estrangeiros falsificados. A Lei de Mercadorias Falsificadas permite que o proprietário de um direito de propriedade intelectual ou qualquer pessoa com interesse em bens que ostentem ou representem tais direitos tome uma ação civil ou criminal contra uma pessoa ou empresa envolvida na falsificação. 

Entre em contato com nossa equipe, será um prazer atender você!