O QUE É REGISTRO DE MARCAS?


O QUE É REGISTRO DE MARCAS?

O QUE É REGISTRO DE MARCAS?

Todo empresário busca ter mais credibilidade no mercado em que atua, e quando sua empresa começa a ser reconhecida a inovação e a ousadia são passos primordiais para conquistar ainda mais a clientela. 

Mais se o nome de sua empresa começa a ter destaque e de repente surge uma empresa com o mesmo nome, será que os clientes não iriam se confundir? 

Sim, iria e isso poderia afetar completamente a visão de marketing empresarial de sua empresa, como também o longo tempo de investimento e consolidação que sua empresa conquistou para ser perdida pelo concorrente. 

Por isso o registro de marca entrar nesse entrave que pode evitar situações como essa para tanto a sua empresa, como para os clientes.

Empresas de todo tipo de segmentação pode ter uma surpresa de ver o nome ser usado por outra, e para não cair nessa armadilha, o Registro de Marcas é uma garantia válida para quem é apenas um profissional autônomo, como também para quem tem personalidade de pessoa jurídica isso porque, é possível fazer o registro de sua marca e ficar assegurado de não sofrer nenhuma advertência no futuro. 

O Registro de Marca é uma forma de toda aquele identifica por meio de um logotipo, juntamente com sua referência através do nome da empresa e esse quando solicitado terá exclusividade no mercado para ser a única empresa a utilizar o nome. 

Esse mesmo procedimento é visto para quem tem uma base sobre os Direitos Autorais que é previsto em lei e não tem nenhuma ligação com direito de imagem.

Existe alguns pontos importantes a ser frisados para quem vai abrir um negócio e deseja ter o registro de marca, como também para quem tem uma empresa e agora deseja regularizar. 

O primeiro passo a ser dado é buscar um profissional especializado em Registro de Marcas ou Agências que faça esse tipo de serviço. 

Com um profissional fazendo todo o aparato para sua empresa, ele fará todo o procedimento necessário de fazer o pedido de Registro, acompanha no sistema como tudo será feito e o prazo estimado. 

Este mesmo profissional especializado pode antes de tudo fazer uma busca minuciosa se o nome de sua empresa já consta como registrada no INPI, e também lhe dá todo o suporte necessário sobre todo o procedimento que é feito para solicitar o pedido de Registro. 

O INPI é um órgão chamado de Instituto Nacional da Propriedade Industrial, a sia competência no Brasil é justamente fazer o registro de marcas, como também dentro do seu sistema possibilitar a existência de empresas já registradas. 

É através do site do INPI que o especialista em Registro de Marca, vai dá entrada com o pedido do registro e toda a regularização necessária. 

Com a pesquisa feita, o próximo passo é registrar sua empresa como tem que ser. O profissional contratado vai junto ao INPI fazer todo o procedimento de registro no sistema, após lançar os dados da sua empresa no sistema, o INPI vai emitir a Guia de Recolhimento do chamado GRU, o mesmo deverá efetuar o pagamento e dentro do prazo informado entrar no sistema para acompanhar o pedido. 

É importante ressaltar que o não pagamento do GRU até a data de vencimento, a solicitação do pedido de Registro de Marca é cancelada, e daí terá que ser solicitado um novo pedido. 

Quando feito o procedimento conforme previsto, você pode acompanhar no sistema como seu pedido estar sendo processado, isso porque existe uma fila de espera para cada pessoa que solicitou receba seu registro. 

Dependendo de todas as informações constadas no sistema, o pedido pode variar de tempo, o prazo estimado é de 60 dias úteis, podendo esse ter mais 30 dias estendido no pedido, mais se o profissional em Registro de Marcas tiver conhecimento amplo o registro pode ser obtido em um prazo mais curto.

Durante o acompanhamento, é possível que antes de obter o registro conste no sistema que seu pedido foi deferido, quando isso acontece o nome de sua empresa, juntamente com o nº do Registro vai constar na Revista de Propriedade Industrial, todo aquele que tem o pedido deferido tem a publicação feita nesse veículo. 

Quando o Registro é liberado o prazo dado de validade é de 10 anos, sendo que esse ao completar o prazo deve ser solicitado a renovação do mesmo por mais 10 anos. 

Com o registro em mãos a sua empresa ficará totalmente protegida em não ter uso do nome de sua empresa por outros empresários. 

O acompanhamento é essencial, a sua importância é válida no momento em que ocorra alguma divergência é possível reverter a situação com a entrega do documento caso seja solicitado, como é o caso de Declaração de Microempresa ou Estatuto Social e Coletivo, esses são exemplos de documentos que pode ser solicitado mesmo após o pedido. 

O Registro de Marca tem grande importância para uma empresa, na construção do produto ou do serviço que ela oferece a seus clientes, a consolidação que ela constrói com o consumidor é o grande diferencial. 

Com o registro em mãos, a empresa tem a garantia de ser uma marca exclusiva no mercado, tem maior valor agregado a ela devido ao tipo de segmentação que ela possui, incluindo também o contato que o cliente pode ter com base nas informações contidas no INPI, isso porque o cliente sabe que essa empresa tem comprometimento por transparecer que é uma empresa que segue as formalidades legais, como também não age de má fé. 

Outro ponto ser frisado é a competitividade, com a marca registrada, a empresa fica segura de supostamente sofrer com alguma punição. 

Principalmente restaurantes, que tem ligação direta com alimentos, higienização, fluxo de pessoas, esse deve ter um cuidado redobrado para mostrar ao cliente que é um restaurante sério no mercado e que faz tudo dentro da normalidade, incluindo a obtenção do Registro de Marca. 

Se busca trabalhar no mercado e expandir o seu negócio cada vez mais, saiba que tendo posse do Registro de Marca sua empresa garante todas os benefícios mencionados acima, incluindo que nenhuma empresa ou empresário poderá mudar o nome de sua empresa após registrada. Isso porque provisoriamente ao fazer o pedido, você recebe o nº de pedido, com ele é que você acompanha todo o processo até a chegada do Registro consumado, para assim competir de igual para igual com a concorrência e dando o valor patrimonial que sua empresa merece.