REGISTRO DE MARCAS PARA RESTAURANTES? POR QUE E QUAL A IMPORTÂNCIA

Registro de marca Restaurantes? Por que e Qual a importância em ter um.

Registro de marca Restaurantes? Por que e Qual a importância em ter um.

Muitas empresas não levam em consideração a importância do registro de marca, a marca está de certo modo aliada ao tipo de serviço ofertado por uma negócio, principalmente se a empresa é na segmentação de alimentos, como é o caso dos restaurantes que oferecem um serviço voltado não só ao alimento, mas também a forma como o ambiente se apresenta aos consumidores. 

O cliente está cada vez mais exigente com o serviço prestado por todas as segmentações de serviços ou de produtos, o atendimento em excelência, o preço justo incumbido ao serviço/produto, mas também em ter uma identidade única desse negócio. 

Fazer o registro de marca para restaurantes, bares é garantir a proteção de sua identidade que pode estar ligada a um tipo de serviço ou produto, como os restaurantes oferecem serviços ao cliente prontamente terá uma ligação mais direta com a marca devido a tudo que representa o serviço de qualidade e a marca como um todo.

É de uma importância que seja feito o registro de marca para um restaurante que teria como intuito evitar que seu negócio sofra a perca da consolidação que ela conquistou ao longo do tempo e a credibilidade de seus clientes. 

E ao fazer o registro da marca, a empresa obtém segurança em competir dentro do mercado de maneira leal evitando assim que outra empresa tenha o mesmo nome da marca, além de ter a marca consolidada como a identidade de uma determinada empresa permite também que a marca após o seu registro tenha vinculo patrimonial, ou seja, ela será uma empresa de valor onde o cliente identifica facilmente este restaurante junto a qualidade de serviço prestado.  

Toda empresa independentemente de sua segmentação dentro do cenário mercadológico, tem que obter o registro de marca o quanto antes, pois para fazer esse procedimento junto ao INPI -  Instituto Nacional da Propriedade Industrial, a empresa necessita de um determinado tempo para ter a marca aprovada, e com isso, ganha toda a proteção legal que uma marca merece ter para atuar em qualquer mercado. 

Mais para ter o registro garantido a empresa não pode fazer esse tipo de procedimento sozinho, a contratação de uma agência especializada em registro de marcas para fazer esse procedimento oferece grandes facilidades que está além de como solicitar o pedido, isso porque essa solicitação requer um determinado prazo para obter a aprovação, o procedimento acaba sendo muito complexo e para não fazer nenhum procedimento errado ou perder o prazo estimado é necessário ter o auxílio de uma empresa ou de uma agência especializada em fazer o registro de marca, e assim, o seu negócio obtenha todo amparo legal que deve ter. 

Uma agência especializada com o registro de marcas além de fazer todo processo em requerer o pedido para o seu negócio, pode também fazer os esclarecimentos necessários que sua empresa esteja necessitando no momento, como é o caso de saber se existe uma marca já registrada com o mesmo nome que o seu negócio. 

Além desse fato, auxílio de uma empresa ou agência especializada em registro de marca pode facilitar diante dos conhecimentos legislativos, dos formulários que devem ser preenchidos e todas as regras que devem ser seguidas. 

Uma empresa quando sabe a importância que é ter o registro, ela fará essa etapa com mais clareza. 

Com todo auxilia de uma agência especializada o tempo que poderia ser bem maior na obtenção do registro, pode se torna até mais curto dependendo de como está sendo feito todo o andamento da solicitação junto ao INPI, onde é feito a entrada do pedido, emitido o pagamento da Guia de Recolhimento e após o processo de recolhimento e entrega das documentações necessárias, o pedido deferido e publicado na Revista de Propriedade Industrial, a empresa pode até o obter o registro em um prazo de 10 anos, se todo o processo for feito de forma correta e dentro do prazo esse prazo pode cair para 3 anos. 

Após o tempo de 10 anos, o proprietário renova a solicitação de registro de marca e ganha assim mais 10 anos com a proteção legal para a sua marca.

Por isso, é de suma importância que seja feito o registro de marca para restaurantes em tempos atuais. O cliente vai saber identificar a marca do restaurante por tudo que ela apresenta em sua ambientação e na qualidade do serviço e dos produtos consumidos. 

Um cliente saberá cobrar o seu direito de entrar em um restaurante que não tem os requisitos adequados de uma cozinha bem higienizada, ou mesmo na conservação adequadas dos alimentos e de seus derivados, tudo requer zelo, e o registro ganha essa importância para que o cliente ao entrar em um restaurante, supermercado, barzinho ou qualquer outro tipo de negócio, através do registro consiga identificar rapidamente esse negócio e assim cobrar os direitos que uma empresa deve ter ao consumidor. 

Essa é a grande importância de ter o registro, para não sofrer punição de maneira injusta. Além de assegurar a proteção a própria marca e manter a sua consolidação em evidência, garante também a confiabilidade ao cliente que vai identificar quem a marca é de fato diante de seu serviço/produto ofertado.  

O apoio de uma agencia especializada no registro de marca online facilita o negócio que busca ter todas os requisitos legalizados, justamente para saber até como mediar uma situação de ser punido de forma errada. 

O prazo para ter o registro é extenso, porém garante que tanto a empresa, quanto o próprio cliente possam fazer a cobrança de punição a empresa correta, sem causar prejuízos a nenhuma das partes, e isso só ocorre, quando a empresa não faz o registro e acaba sendo associado a um nome igual ao negócio. 

Também pode acontecer da empresa ter o registro e acabar sendo prejudicada por um negócio desleal e para não entrar mais dentro dessa margem de perder sua marca no cenário, é importante que restaurantes tenham o seu valor agregado pela qualidade dos serviços prestados, mas também sua identificação consolidada no mercado em que atua tanto no âmbito de seus clientes fiéis, como também em toda a extensão nacional caso a empresa seja uma franqueada ou licenciada de uma determinada marca como é o caso de Fast Food. 

Por isso, o registro da marca faz com que o negócio tenha exclusividade com o nome de sua empresa, independente da segmentação que ela tenha no mercado brasileiro.